A Secretaria de Saúde em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica e a Santa Casa de Guaíra comunicam a mudança no protocolo de atendimento a casos de síndrome gripal leve no município de Guaíra, que será instituída a partir do dia 28/12/2022 e fica estabelecida como regra até nova ordem.
O novo fluxo consiste na padronização da realização de notificação de casos suspeitos e confirmados de infecção pelo novo coronavírus e realização de testes para confirmar a infecção pelo novo coronavírus.
Determinou-se que:
- Casos classificados como síndrome gripal leve serão avaliados em consultas médicas, e, preenchendo critérios de síndrome gripal, serão testados com o Teste Rápido COVID-19 Antígeno (swab nasal) nos Postos de Saúde da Família (PSF).
- No Pronto Socorro da Santa Casa de Guaíra serão testados os casos classificados como síndrome gripal moderada, grave ou crítica, igualmente após avaliação da Equipe médica. Além de pacientes com indicação de internação ou transferência.
-Casos leves, AINDA QUE ATENDIDOS, MEDICADOS, ORIENTADOS E ISOLADOS, pelo Pronto Socorro Municipal e Pronto Atendimento dos Convênios e Particulares, serão encaminhados para as Unidades de Saúde da Família para acolhimento realização do teste rápido COVID-19 Antígeno, de acordo com protocolo adotado.
- As notificações de caso suspeito e/ou confirmados de COVID-19 serão realizadas nos Postos de Saúde da Família (PSF), a fim de alimentarmos o sistema de notificações de forma padronizada.
As mudanças visam a melhoria no fluxo e na qualidade do atendimento aos pacientes que buscam os PSFs de seus bairros e o Pronto Socorro municipal e na padronização do atendimento e manejo dos casos de síndrome gripal.
Guaíra-SP, 27/12/2022
Guaíra