Guaíra registra três casos de dengue em 2023; Controle de Vetores continua com o combate pela cidade

Saúde - Terça-feira, 31 de Janeiro de 2023


Guaíra registra três casos de dengue em 2023; Controle de Vetores continua com o combate pela cidade

O município já registra três casos positivos de dengue neste ano de 2023, de acordo com a Vigilância em Saúde. Segundo a equipe do Controle de Vetores, neste período chuvoso houve um aumento no número de criadouros em Guaíra. “Estamos encontrando muitos criadouros e larvas. As equipes estão trabalhando de casa a casa, fazendo a retirada de materiais inservíveis. A prefeitura está fazendo a retirada de entulhos, roçagem e, mesmo com a chuva dificultando o serviço, as equipes não param”, afirma a chefe da Unidade de Controle de Vetores, Aparecida Donizete Silvério de Oliveira.

Tampinhas de garrafa, embalagens plásticas, pneus, vasos de plantas, bebedouros dos animais, calhas, ralos, enfim, tudo que possa acumular água deve ser inspecionado pelos moradores em suas residências, já que o descuido pode representar problema sério e de difícil controle.

“A dengue não é brincadeira, depois de instalada, a sua erradicação é muito difícil, uma vez que os ovos do inseto podem permanecer por mais de um ano em local seco e quando entram em contato com a água dão continuidade ao ciclo do mosquito. Do ovo à fase adulta, o ciclo de desenvolvimento do Aedes aegypti leva de 7 a 10 dias. Por isso, pedimos para que a população tire dez minutos da semana para interromper o processo e diminuir a incidência da doença, uma vez que a fêmea pode colocar até 1.500 ovos. Procure locais que podem ser usados para reprodução e retirem essa água”, orienta a profissional. 

Município


Guaíra