Governo Federal quer corrigir distorções nas cessões dos benefícios e, para esta tarefa, está mobilizando pastas de Assistência, Saúde e Educação dos municípios
O Governo Federal está redesenhando o programa Auxílio Brasil, sendo que um dos objetivos é evitar a cessão de benefícios indevidos, desta forma, as pastas de Assistência Social dos municípios estão sendo orientadas a promover recadastramento dos beneficiários e, também, reestruturar a rede de atendimento, integrando os setores de Educação e Saúde para acompanhamento das condicionalidades do público beneficiário do Programa Auxílio Brasil.
Desta forma, na quinta-feira, dia 23, a Diretoria de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social de Guaíra, por meio do Departamento de Gestão de Benefícios (DGB), promoveu diálogo intersetorial com integrantes das: Diretoria de Saúde e Diretoria de Educação. Pastas elencadas para esse rastreamento social, porque estão diretamente ligadas às condicionalidades do programa, como acompanhar se as crianças, das famílias beneficiárias, estão na escola e com a carteira de vacinação em dia.
O encontro teve como pauta a retomada deste acompanhamento, que voltou a ser exigido no programa de transferência de renda do governo federal. Em ações conjuntas, cabe à Assistência Social, Saúde e Educação acompanhar os beneficiários para que não haja bloqueio, suspensão ou cancelamento do benefício.
A Diretoria de Assistência alerta que as famílias, também, devem assumir o cumprimento das condicionalidades, pois vacinar, acompanhar peso e altura das crianças menores de 7 anos, matricular e cuidar para que as crianças e adolescentes frequentem a escola, é um direito social destas crianças e adolescentes.
Guaíra