O Departamento de Vigilância em Saúde informou que todos os cidadãos maiores de 12 anos, portadores de comorbidades (doenças crônicas) podem tomar a dose da Vacina Bivalente contra a Covid-19. Para receber a dose, é necessário já ter tomado pelo menos duas doses das vacinas monovalentes (Astrazeneca, Pfizer, Coronavac e Janssen) e ter intervalo mínimo de 4 meses desde a última dose.
Os pacientes que se enquadram no público alvo devem procurar a USF (Unidade de Saúde da Família) mais próxima de sua residência para receber o imunizante.
Ela é uma versão atualizada da vacina usada na campanha de vacinação iniciada em 2021 (monovalente) e foi elaborada com base na variante original do coronavírus (o SARS-CoV-2) e na variante Ômicron, que é atualmente a de maior circulação.
A dose de reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19 está liberada para os grupos elencados como prioritários:
• Fase 1- pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) com 12 anos ou mais, os abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos com 12 anos ou mais; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas com 12 anos ou mais,
• Fase 2- Pessoas de 60 a 69 anos,
• Fase 3- Gestantes e puérperas,
• Fase 4- Trabalhadores de saúde,
• Fase 5- pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais; população privada de liberdade com 18 anos ou mais; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas de 12 a 17 anos 11 meses e 29 dias; funcionários do sistema de privação de liberdade.
Guaíra