Vigilância em Saúde alerta sobre alto número de casos de dengue

Saúde - Quarta-feira, 12 de Abril de 2023


Vigilância em Saúde alerta sobre alto número de casos de dengue

Hoje, quarta-feira, dia 12, são 156 casos confirmados, 206 suspeitos e mais 3 pessoas internadas por dengue no município

O diretor de Vigilância em Saúde, Wilker Gléria, emitiu alerta, que na terça-feira, dia 11, o número de casos confirmados dengue chegou aos 144 e assim, de acordo com critérios da Vigilância Epidemiológica Nacional, o município entrou no estado de epidemia. Na quarta-feira, dia 12, esse número subiu para 156, sendo que existem 206 suspeitos e 3 pessoas internadas acometidas por dengue.

Wilker alerta que a dengue é uma doença grave, que muitas consequências adversas provocam para a saúde, o que pode ser constatado pelo fato de haver 3 pacientes internados.

Nesse sentido, a Vigilância em Saúde conclama a população a auxiliar no combate a dengue verificando diariamente suas casas ou imóveis comerciais para evitar toda e qualquer forma de acúmulo de água para evitar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. 

“A dengue é uma doença que traz sérias consequências para a saúde.O combate a dengue tem que ser feito todos os dias. Lembrando que o combate é responsabilidade de todos nós para garantir a nossa saúde e das outras pessoas que nos cercam”, orienta Wilker.

Imóveis Fechados

As equipes de Combate a Dengue estão trabalhando diuturnamente no combate ao Aedes aegypti, com ações de eliminação de criadouros e orientação dos moradores, nas visitas casa a casa, no entanto necessitam da colaboração da população. 

Devido a rotina corrida dos dias atuais, com todos trabalhando fora, durante as visitas das Equipes de Combate a Dengue muitos imóveis não são acessados. Com isso a equipe solicita que estas pessoas que não tiveram imóveis visitados, ou aqueles que possuem casas, galpões ou terrenos fechados que entrem em contato com a unidade pelo telefone: 3331-2891 para agendar um horário adequado para a verificação.

A vistoria dos agentes é de suma importância uma vez que eles são treinados e trabalham todos os dias com a identificação de criadouros e têm condições de encontrar criadouros e a condições propícias para proliferação do Aedes aegypti e proceder à eliminação.



 

Veja medidas para evitar criadouros do mosquito

– Elimine qualquer objeto que possa acumular água, como as partes de garrafas de vidro utilizadas em cima dos muros. Objetos que não podem ser eliminados, devem ser limpos e bem vedados com tampa ou tela de proteção.


 

 – Mantenha a caixa d’água sempre bem fechada.

 – Retire a água acumulada na laje. Mantenha as calhas para água da chuva desentupidas.

– Trate a água de piscinas com cloro e limpe-as rotineiramente. Utilizar uma capa com cobertura não impede os focos do mosquito.

 – Não guarde pneus velhos e outros objetos que possam acumular água

 – Coloque latas, tampas de garrafas, cascas de ovos e outras embalagens vazias em sacos plásticos bem fechados, antes de descartá-los. Mantenha-os fora do alcance de animais até o recolhimento.

 – Lave, com escova, os potes de comida e de água dos animais domésticos uma vez por semana, no mínimo.

 – Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda. Plantas como bromélias acumulam água e por esse motivo merecem atenção especial. Troque, semanalmente, a água dos vasos com plantas aquáticas e lave a parte interna do vaso com escova.


 

Quando tiver febre e outro sintoma da dengue, o paciente deve procurar o atendimento médico o mais rápido possível

Os principais sintomas da dengue são:


 

Febre alta > 38.5ºC.

Dores musculares intensas.

Dor ao movimentar os olhos.

Mal estar.

Falta de apetite.

Dor de cabeça.

Manchas vermelhas no corpo.

Município


Guaíra