O município de Guaíra é o primeiro na região de Barretos a sediar neste ano uma edição do Empretec Rural – que é o maior seminário de empreendedorismo do mundo. Os participantes serão desafiados, em atividades práticas, para desenvolverem e aprimorarem suas características de comportamento empreendedor.
O seminário é uma realização do Sebrae, em parceria com SICOOB CREDICITRUS e prefeitura de Guaíra, através da Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. De acordo com o diretor da pasta, Tarcísio Rodrigues, o agronegócio está entre os setores mais fortes do Estado e o seminário tem o propósito de capacitar os empresários do ramo. Para isso, o governo municipal está aplicando o subsídio de 100% nos custos da capacitação. "Quem participa da imersão do Empretec sai de lá transformado, isso é fato. O programa contribui no desenvolvimento de características empreendedoras que muitas vezes a pessoa tem, mas não consegue trabalhar, com isso, o participante finaliza o curso sabendo seu perfil empreendedor e todas as suas habilidades, assim, podendo aplicar as mudanças necessárias para ter sucesso na gestão de seu negócio", enfatiza Tarcísio.
Neto Gerente Credicitrus, afirma que os cooperados do Credicitrus também serão subsidiados com 100% do valor do curso.
Renato Silva, proprietário da Aplitec e diretor da APAE, que já realizou o empretec tradicional em 2016, enfatizou o quanto a capacitação aprimora os pensamentos e atitudes empreendedoras.
Joyce, a analista de negócios do Sebrae, conduziu o seminário de apresentação do Empretec Rural e destacou que “o propósito da capacitação é aumentar a rentabilidade da empresa, estimular novos negócios e gerar, entre outros benefícios, novas oportunidades de empregos”.
Empretec Rural
Inscrições: Retirar a Ficha no SEBRAE /Ganha Tempo
Período de Entrevistas: 15 até 19 de agosto com a selecionadora: Roberta Maroah
Período do Curso: 6 dias - 19 a 24 de setembro
No Empretec Rural, são ampliadas as capacidades de detectar oportunidades de negócios, estabelecer metas desafiadoras, melhorar sua eficiência, aumentar os lucros em situações complexas, satisfazer os clientes, testar modelos de negócios e condições de viabilidade mercadológica, operacional e financeira. A proposta também incentiva a inovação em processos, produtos e serviços; a adoção de práticas sustentáveis; a utilização de múltiplas fontes de informação; o desenvolvimento da autorresponsabilidade e o reforço da autoconfiança.
O público-alvo são empreendedores rurais (produtores de pequenas propriedades) das áreas de produção vegetal (hortifruticultores, produtores de grãos, empreendedores de reflorestamento etc), de produção animal (criadores de gado, suínos, frango etc) e aquicultura.
Guaíra