secretaria@guaira.sp.gov.br

ROMARIA í€ CAPELA DO PINDOBAÂ í‰ REALIZADA EM GUAÍRA

Publicado quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

pindoba

Com o apoio da Prefeitura de Guaí­ra, acontecerá na madruga do próximo dia 20, a 16ª Romaria í  Capela do Pindoba, tradicional caminhada folclórica e religiosa do municí­pio.

Para garantir a segurança e bem-estar dos  romeiros, a Prefeitura disponibilizará dois ônibus para trazê-los de volta, assim como uma ambulância e um veí­culo de apoio com água.

“Este é um momento de fé, união e alegria dos guairenses, que enfrentam mais de 18 km para celebrar essa missa onde o Pindoba foi injustiçado”, frisou o Prefeito José Eduardo Coscrato Lelis .

Com saí­da marcada para as 4h na Rua 26, entre as Avenidas 13 e 11, em frente a antiga Campofert.

HISTÓRIA

Pindoba teria sido um escravo que foi enterrado vivo, apenas com a cabeça para fora, após ser culpado injustamente pelo patrão como autor de um furto na fazenda onde trabalhava. Diz í  lenda que o furto, na verdade, teria sido feito pelo filho do próprio dono da fazenda. Torturado com a presença de pratos de comida que não podia alcançar e pelas picadas de insetos em sua face coberta de melado, morreu para tornar-se um mártir. Desde então os moradores de Guaí­ra que conhecem sua história promovem uma caminhada anual até o local  onde ele teria sido morto e onde foi erguida uma capela.