Cultura - Quinta-feira, 06 de Outubro de 2022

Em cerimônia, prefeitura apresenta museu municipal revitalizado

Durante o evento, Vânia Tristão fez a entrega de objetos antigos que fizeram parte dos batizados da antiga igreja demolida

Na manhã desta quinta-feira, 06 de outubro, o Museu Municipal “Maria Carolina Alves Lellis” recebeu convidados, através da prefeitura e do departamento municipal de cultura, que apresentaram as mudanças feitas no local.

A cerimônia contou com a participação do prefeito Junão, do vice-prefeito José Carlos Soares, da chefe do departamento de cultura, Deise Garcia, da vice-presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade, Vânia Tristão, de secretariados do governo, servidores públicos, cidadãos guairenses e ainda Daniel Penasforte, da ACOR e a diretora da Dalva Lelis, Adriana Dassie.

“Hoje, apresentamos oficialmente à população o trabalho que fizemos para revitalizar o nosso museu municipal, que estava esquecido e abandonado. Depois dessa recuperação, feita pela administração pública, demos vida novamente ao museu, que agora não só apresenta a história de Guaíra para os turistas, como também é palco para algumas das oficinas culturais para os nossos cidadãos guairenses”, comemorou o prefeito Junão.

Durante o evento, Vânia Tristão fez a entrega de objetos antigos que fizeram parte dos batizados da antiga Capela de São Sebastião de Guaíra, entregues a ela por Geraldo Napolitano (em memória).

FAÇA UMA VISITA AO MUSEU

Para quem não conhece um pouco da história do museu (localizado na Rua  nº 378 – Centro), foi fundado em 1996 por iniciativa de famílias tradicionais do município e passou a reunir importantes objetos que retratam a histórica econômica, política, social e cultural de Guaíra.

O rico acervo do museu, que recebe o nome da esposa de um dos fundadores do município, o Capitão José Custódio de Lellis e Silva, a senhora Maria Carolina Alves Lellis, conta com centenas de fotos e relíquias, como o primeiro Jornal O Guaíra, ofícios de vereadores datados de 1929 – ano da emancipação política – e peças, como um moinho de café de ferro e madeira, datado do século XIX, que pertenceu ao próprio Capitão José Custódio.