Agricultura - Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022

Guaíra sedia Mutirão de Atendimento do CAR/Rotas

O CAR, que todos proprietários de áreas rurais tem que fazer até dia 31 de dezembro, será facilitado no evento regional que ocorre no auditório da ETA

Guaíra sedia Mutirão de Atendimento do CAR/Rotas

Na quarta-feira, dia 23, ocorre na ETA – Estação de Tratamento de Água Manoel Joaquim de Almeida – em Guaíra, ocorre um Mutirão Regional do CAR/Rotas. Por mobilização da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente em parceria com o projeto serão proporcionados para os proprietários rurais da região, de forma facilitada, a inclusão dos imóveis rurais no CAR – Cadastro Ambiental Rural – o qual tem o prazo estabelecido para o dia 31 de dezembro de 2022.

O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico nacional obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais.

Nesse mutirão além do CAR os proprietários rurais também podem ser inseridos no Programa Rotas Rurais, que entrega o endereço, digital, às propriedades do campo, que de acordo com estimativas do governo do Estado, deve chegar mais de 470 municípios e até o final de novembro e o objetivo é estar disponível em 100% dos municípios paulistas, até o fim do ano.

Os interessados devem ir à ETA para dar o aceite no CAR e receber impresso o endereço digital do Programa Rotas Rurais. Os técnicos do Estado vão estar no evento para tirar dúvidas dos moradores.

ROTAS RURAIS

O Programa Rotas Rurais é fruto de uma colaboração técnica entre o Governo de São Paulo e o Google, levando tecnologias da informação e de geolocalização para promover integração entre diversos setores, oferecendo serviços mais eficientes à população do campo.

Assim, visa mapear os endereços e estradas rurais espalhadas no interior de São Paulo, com o objetivo de proporcionar mais agilidade no acesso a serviços públicos fundamentais.

O Rotas Rurais, ao fornecer o CEP Rural, amplia o acesso a direitos no campo. O CAR permite que os agricultores  possam, entre outros benefícios, acessar o crédito, de agentes financeiros, com maior facilidade.

O mutirão ocorre das 9h às 16h no Auditório da ETA, que fica na avenida 35, nº 288, bairro Reynaldo Stein, Guaíra.