.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h

Assuntos Jurídicos - Sexta-feira, 25 de Novembro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Procon Guaíra orienta sobre a Black Friday

Hoje, dia 25 de novembro, ocorre a Black Friday, evento muito aguardado por grande parte dos consumidores,


Procon Guaíra orienta sobre a Black Friday

Hoje, dia 25 de novembro, ocorre a Black Friday, evento muito aguardado por grande parte dos consumidores, pois muitos produtos são vendidos com ofertas e  descontos significativos, contudo, o consumidor deve ficar atento para ser enganado, evitando armadilhas e prejuízos. Para que o consumidor tenha mais segurança em suas compras, o Procon Guaíra recomenda alguns cuidados para que todos aproveitem as promoções, evitando, possíveis ciladas. 

            PLANEJAMENTO

Antes de sair as compras, é fundamental que o consumidor realize o seu planejamento, pesquisando os preços dos produtos ou itens do seu interesse, principalmente analisar que o valor não afetará o seu orçamento.  

É de extrema importância que, o consumidor faça uma pesquisa de preços do produto que deseja adquirir e comparar com o preço anunciado, principalmente aqueles produtos que não estão inclusos, o frete e juros caso a forma de pagamento seja o parcelamento, deve-se  agregar os valores e ver a somatória final, assim o consumidor perceberá se a compra valerá a pena.  

            COMPRAS PELA INTERNET

 

Com o avanço da tecnologia, é indispensável que o consumidor observe atentamente o site que está realizando a compra, verificando se empresa tem endereço físico, é  de fundamental importância que o consumidor pesquise o CNPJ no site da Receita Federal e verificar há quanto tempo a empresa foi aberta, essas medidas devem ser realizada antes de uma compra ou contratação de um serviço, lembrando que atualmente existem inúmeros sites e perfis de rede sociais falsos que oferecem ofertas com preços atrativos, porém enganosas. 

O PROCON-SP disponibiliza em seu site, uma lista atualizada de sites que devem ser evitados, o ícone é "Evites esses Sites", assim, recomendados que os consumidores façam a pesquisa antes de fechar uma compra pela internet. 

Atualmente, os meios eletrônicos são utilizados para a prática de crime, a orientação é que os consumidores evitem clicar em links encaminhados por desconhecidos através de e-mail, WhatsApp ou mensagens. Na verdade, é o consumidor que deve procurar o fornecedor por sua iniciativa própria, por isso, acessem somente sites oficiais. 

                        DO PAGAMENTO   

Com a crescente de consulta relativo aos pagamentos de boletos e PIX, falsos, o consumidor deve ficar atento antes de finalizar a operação, conferir se todos os dados estão corretos, a empresa favorecida, o pagador, CNPJ, etc. Já o PIX, é preciso conferir o destinatário atentamente, lembrando que os tratados com a empresa sempre será de forma jurídica. 

                        PRAZO DE ARREPENDIMENTO

 

 É direito do consumidor e previsto pelo Código de Proteção Defesa do Consumidor que, toda compra adquirida pela internet terá o prazo de até 7 dias para o arrependimento a contar da compra ou entrega, o cancelamento não trará prejuízos para o consumidor, no entanto, ele deve registrar no atendimento do fornecedor, de preferência por escrito.

 

                        PROBLEMAS COM A COMPRA

 

O consumidor que tiver algum problema compra, relacionado a não entrega, a entrega em atraso, ou outras questões, após tentar resolver o problema direto com o fornecedor e não ter êxito, poderá registrar sua reclamação do Procon Guaíra-SP, presencialmente.  Os horários para atendimento é das 08:30 às 16:30 horas, de segunda-feira a sexta-feira, no Ganha Tempo, levando os documentos pessoais, comprovante de endereço e os documentos relativo à reclamação. Para dúvidas, pode contatar o telefone 17 - 3331 -5865. 

Fonte Procon SP. 

659 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Município de Guaíra - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.